Como medir glicose de maneira segura e eficaz?
Recentemente, a Anvisa proibiu anel que promete medir glicemia por sua funcionalidade "não ter base científica"; especialista reforça formas seguras d
“Nenhum dos produtos tem eficácia comprovada e nem registro sanitário na Anvisa. Além disso, os anúncios utilizam imagens de personalidades famosas para enganar os consumidores”, afirmou a Anvisa em nota.
A proibição acende o alerta para as formas seguras e eficazes de medir a glicose, seja por pessoas com diabetes ou por quem deseja acompanhar o nível de açúcar no sangue. Em nota, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta que não é necessário agulha para medir a oxigenação e batimento cardíaco, mas, para medição da glicose, é necessário o sangue ou interstício.
"A melhor forma de medir a glicose para diagnóstico de diabetes é por meio de uma coleta de sangue em jejum de pelo menos 8 horas no laboratório", afirma Fernando Valente, diretor da SBD, à CNN.
"Para quem já tem diabetes, a forma mais rápida é a medição da glicose através de uma picada na ponta do dedo, chamada de glicemia capilar. Alternativamente, quem tem diabetes pode estimar a glicose através de um sensor colocado na parte posterior do braço", completa.
Tags:
Geral
