Posto de Saúde de Jacinópolis está sem atendimento médico
O posto de saúde de Jacinópolis está sem atendimento médico há alguns dias. Segundo informações de moradores, a médica responsável pela unidade suspendeu o atendimento por falta de pagamento. A situação tem gerado preocupação entre os pacientes que dependem do serviço para consultas e acompanhamentos de rotina.
Além da ausência de médico, o posto também está sem diretor, o que tem dificultado a organização e o funcionamento do local. Moradores afirmam que procuram o posto diariamente em busca de atendimento, mas são informados de que não há previsão para o retorno dos serviços.
“Estamos precisando de atendimento. Tem gente doente, crianças, idosos, e ninguém sabe o que fazer”, relatou uma moradora. Outro morador destacou que a comunidade está apreensiva: “A gente entende que o profissional precisa receber, mas quem sofre é a população que fica sem médico.”
Em um áudio divulgado em grupos de mensagens, um motorista do posto de saúde de Jacinópolis confirmou que a unidade está sem médico há pelo menos duas semanas. O próprio motorista da ambulância, em desabafo, chamou a situação de um descaso. “O que acontece hoje em Jacinópolis é um descaso. Jacinópolis não pode ficar sem médico... hoje os enfermeiros não podem nem sequer prescrever um remédio sem a assinatura do médico.”
Ele relatou que várias pessoas vêm de longe, de regiões como Marco Vermelho, Linha 7 e BR-421, em busca de atendimento, mas acabam retornando sem conseguir consulta. O motorista reconheceu que a situação é difícil e afirmou que os políticos precisam resolver o problema o mais rápido possível. Ele ainda desabafou que não comenta publicamente a situação porque, “se a gente fala, é errado.”
Já em outro grupo de mensagens, moradores relataram que nem sequer buscam mais atendimento no posto de saúde de Jacinópolis, pois preferem ir diretamente para o município de Buritis, que fica a 60 km de distância. Segundo eles, a comunidade já se acostumou com a falta constante de médicos na unidade.Em um dos áudios, um morador chegou a afirmar: “Se depender do postinho, se tiver que morrer, a pessoa morre logo.” Ele acrescentou ainda que, em todas as vezes em que necessitou de atendimento médico no posto de saúde, não conseguiu. Ouça o relato do morador abaixo.
Os moradores aguardam uma posição oficial da Secretaria Municipal de Saúde e esperam que a situação seja resolvida o mais breve possível, garantindo o retorno do atendimento médico à população de Jacinópolis.
O distrito de Jacinópolis, pertencente ao município de Nova Mamoré, está localizado a cerca de 120 quilômetros da sede municipal e a aproximadamente 60 quilômetros de Buritis. Com uma economia forte e em constante crescimento, o distrito exerce papel importante na região e não pode ficar sem atendimento médico, pois em casos de emergência a única alternativa é transportar o paciente em uma ambulância por 60 quilômetros de estrada de chão até o hospital mais próximo, colocando em risco a vida e a segurança da população




