Empreendedora reconstrói empresa de gastronomia e prevê expansão
Renata Severo é proprietária da Tapenade Gastronomia, marca de buffet que foi duramente impactada pela pandemia e pelas enchentes de 2024 e agora rees
Fundadora da Tapenade Gastronomia, empresa de buffet localizada em Porto Alegre, Renata tem acumulado experiência em reformular seu negócio, especialmente impactado pela pandemia e, mais recentemente, pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
A história do negócio
A Tapenade foi criada em 2015, fruto da paixão por gastronomia e experiência prévia de Renata com o setor de eventos, no qual aprendeu sobre atendimento, organização e operação de serviços de buffet.
Segundo Renata, o objetivo do negócio, desde o princípio, era a busca por diferenciação.
“Todos os serviços ofereciam o mesmo tipo de buffet e com o mesmo tipo de apresentação. Percebi que as pessoas buscavam algo diferente, mas não encontravam. Eu, que sempre fui criativa, me incomodava com aquele cenário”, conta.
Por isso, a empreendedora focou na apresentação dos pratos e na diferenciação gastronômica em eventos sociais e corporativos, fazendo dos alimentos ali servidos também um artefato decorativo.
“Queríamos ir além do mesmo buffet tradicional de sempre, com empratados. A experiência que a Tapenade propunha era a de fazer dos pratos um elemento visual para que o cliente fosse impactado duas vezes: uma ao chegar ao local, e a outra ao degustar”, diz.
Tags:
Empreendedorismo
